quarta-feira, 28 de abril de 2010

Portugues - Rima poética

Exemplo de rima A B A B.(A=palavras que termina com or e B=palavras que termina com ão)
Um sentimento tão bom chamado amor
Que faz sentir confusão em nosso coração
Nos faz sentir dor
E acaba nos deixando na solidão

Amor destruidor
Nas melhores horas, nos dá exitação
Que me torna pecador
Mas que machuca o coração

Pobre coração
Sofre por um amor tentador
Que acaba me dando rancor

Talvez traga tensão
Talvez nos traga dor
Mas é muito bom sentir amor



Exemplo de um A A B B ( A=palavras terminadas com or e B=palvras terminadas com ão)
Um amor tentador
Que me dá calor
E no meu coração
Causou confusão

Me fez sentir o sabor
De um amor pecador
Que me deu satisfação
Foi tão bom essa paixão

Esse amor
Que não teve compreensão
Me deixou na solidão

Essa dor
Que no meu coração
Causou confusão

terça-feira, 27 de abril de 2010

No final do século XIX, o império Russo era o maior do mundo com 22 milhões de quilometros quadrados, e possuia terras em dois continentes: Ásia e Eueropa. O regime político era a monaquia absolutista e todo poder se concentrava na mão do czar, ele moneava e demitia ministros conforme sua vontade, censurava jornais e revistas, e decidia pela nação tanto na política interna como externa. Ja os camponeses ocupavam cerca de 80% da população e viviam como servos, devendo a seus senhores uma série de pesadas obrigações. Analfabetos em sua grande maioria eram eles tambem os mais atingidos palas doenças e pelas crises de fome que invadia o pais com frequência.
Os revolucionáris se dividiram em dois grupos: Bolcheviques ( maioria) e os Mencheviques (menoria). No mês de março de 1917 em Petrogrado ( atual São Petesburgo), foi o movimento revolucionário com adesão do exercito quando se orgazaram oa sovietes (conselho de operários e soldados) . A renuncia do czar Nicolau II logo após a revolução o governo provisório por Alexandre Kerenski com apoio da burguesia liberal desagradou aos sovietes sendo logo derrubados.
O governo bolchevique liderado por Lênin adotou vaias medidas de grande repercusão social:
Propôs a paz aos alemães : em 3 de março de 1918, a Russia saia da guerra, assinando com Alemanha o tratado de Brest-Litovsk.
Confiscou as terras da familia real, dos nobres e da igreja ortodoxa, distribuindo entre os camponeses.
Estatizou a economia: industria, banco e estrada de ferro passaram a ser dirigidas pelo governo russo.
A NEP : Nova Politica Economica.
Para enfrentar essa situação de penúra o governo bolchevique liderado por Lênin, procurou ativar a economia adotando medidas capitalista ao lado das socialistas era a nova politica economica conhecida como NEP , que :
Permitiu aos camponeses vender o excedente de suas colheitas no mercado interno.
Incentivou a formação de pequenas e medias industrias .
Permitiu que os capitais estrangeiros entrassem no apius sob a forma de empréstimo e investimento.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Filosofia - Ideologia

A palavra ideologia pode assumir vários significados, criada pelo filósofo Destrutt Tracy (1754 - 1836) queria dizer ciência das ideias. Hoje em dia o termo passou a significar as ideias próprias de grupos sociais e políticos, assim é que se fala em ideologia liberal, ideologia de esquerda, ideologia burguesa etc. A ideologia é, portanto, uma forma de conciência da realidade, mas uma conciência parcial, ilusória e enganadora que se baseia na criação dos conceitos e preconceitos como instrumento de dominação.
Segundo a análise feita pela filosofa brasileira Marilena Chauí, podemos resumir a noção da ideologia nos seguintes traços gerais:
Anterioridade: a ideologia funciona como um conjunto de normas, ideias, valores destinados a fixar e prescrever, de antemão, os modos de pensar, sentir e agir das pessoas.
Generalização: a ideologia tem como finalidade pruduzir um senso de coletividade, senso comum (aceitação geral) em torno de certas teses e valores.
Lacuna: a ideologia desenvolve sobre uma lógica construida na base de lacunas, de omissão, de silêncio e de saltos.

Conceitos-chave

Ideologia é o sistema de ideias que elabora uma "compreensão da realidade" para ocultar ou dissimular um dominio de um grupo social sobre o outro.
Doutrina ideologica é a consepção fechada, rígida, unilateral, lacunar, estabelece "verdades" para sustentar desejos ocultos.
Racionalização alem do significado básico "tornar racional" significa tambem a tendência para procurar argumentos e justificativas para crenças ancoradas em preconceito, emoções, interesses pessoais ou habito arrolgados.

terça-feira, 20 de abril de 2010

História - União siviética

Quando Lênin voltou do exílio ele reorganizou os bolcheviques, que em 25 de outubro cercaram Petrogrado onde ficava o governo provisório para tomar o poder. O czar Nicolau II foi condenado a morte e junto com a família imperial foi fuzilado em 1918. Dai o partido Bolchevique ficou conhecido como partido comunista. Assim surgiu em 1922 a União Soviética com a união das repúblicas :Russia, Ucrânia, Bielorussia, Transcaucásia, e as repúblicas a África central. Em 1939 com o avanço das tropas nazistas , Stalin firmou acordo de não-agressão, pois tinha medo de que Hitler invadisse seu pais, em 1942 o exército alemão entrou na US e Stalin se uniu aos 25 paises aliados para combater a potência de eixo.

Artes - Dia do índio

Na aula de artes falamos um pouco sobre cultura indígena, sobre seu artesanato. A arte indígena é ultilizada pelos indios como forma de representação da cultura e tambem como forma de sustento para muitas famílias, a tinta que eles ultilizam é retirada de árvores e plantas, eles tambem ultilizam a arte plumária que usa as penas de aves para fazer seus trages, brincos, colares etc...
OBS: eles não matam os passarinhos.

Filosofia - As possibilidades da ciência

  • Atitude filosofica - É a capacidade de fazer perguntas.
  • Kant - Propôs a existência de uma conciência, como um complexo de funções lógicas comuns a todas as conciências.
  • Hussel - Identificou a conciência como a experiência vivida e investigou como a conciência é experimentada pelo homem.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Portugues - Morfológia

Para saber morfológia temos que saber assuntos básicos como :

Preposição simples:de, para, a, ante, ápos, até, como, contra, desde, em, entre, perante, por, sem, sob, sobre, atrás.

Coordenativas: Aditiva - e, nem, mais.

Adversativa - mas, porém, todavia.

Alternativa - ou, ora.

Casual - logo, pois, portanto.

Explicativa - que, por que, pois.

Subordinadas: Causal - porque, pois, portanto.

Conclusiva - com, quanto, ainda que.

Condi - se, como.

Finais - para que, afim de que.

Tempo - quando, antes, que, depois que.

Conjunções: Conse - que, de forma que, de maneira que.

Comp - que, do que, qual.

Agora vou fazer a análise morfológica da frase .

EX: Estou precisando de ajuda.

verbo verbo pre subs

EX2: Nós queremos mais respeito.

pron verbo adt subs

EX3: Você é a pessoa certa para o cargo .

pron ver art subs adjet prep art subs

terça-feira, 13 de abril de 2010

História - Revolução Russa / continuação

Os revolucionários se dividiram em dois grupos: Bolcheviques (maioria), Mencheviques (minoria). No mês de março em 1917, em Petrogrado ( atual São Petesburgo) foi o movimento revolucionário, com adesão do exército qoando se organizarão os sovietes (conselho de operários e soldados ).
A renuncia do czar Nicolau II logo ápos a revolução o governo provisório organizado por Alexander Kerenski com apoio da burguesia liberal desagradou os sovietes sendo logo derrubados.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Emocional - Indústria aeronáutica

No Brasil existe apenas duas empresas aeronáutica são elas EMBRAER e PARADISE .
A embraer é uma empresa que de senvolve novas tecnologias aeronáutica, ela se localiza em São José dos Campos (Minas Gerais - MG ) a única compania aéria que usa os aviões da embraer é a AZUL .
Já a paradise criada em 2001, Feira de Santana, por Noé de Oliveira Souza,um apaixonado por aviões, ele viajou por vários lugares durante anos procurando aprender mais sobre fabricação de peças. Um dos lugares por onde Noé passou foi os EUA, onde aprendeu a fabricar pessas de fibras e desenvolveu perfis de asas e estruturas aeronáuticas.Uma das principais caracteristicas de segurança da paradise é que eles criaram manuais de procedimentos para inspeção e manutenção, programa de garantia de qualidade, plano de monitoramento de segurança, manual de instruções operácionais dentre outras.
A suatentabilidade de um avião se cria atravéz da aerodinâmica que acontece quando o ar passa em alta velocidade pela a asa do avião. Os aviões precisam de uma velocidade elevada para que a diferença entre a pressão do ar seja suficiente para a sustentação da aeronave.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Inglês- subjects

Subjects pronouns
I
you
he
she
it
we
you
they

possessives adjectives
My
your
his
her
its
our
your
theyr

Exemplo: It is Boby.
Its name is Boby.
Exemplo2: He is Ismael.
His name is Ismael.
Exemplo3: She is Camila.
Her name is Camila.
Exemplo4: We are Uriel and Lukas.
Our manes are Uriel and Lukas.

Geografia- Meio ambiente

É o conjunto de todos os fatores que afetam diretamente o metabolismo ou seres vivos que habitam no meio ambiente que é chamado de biótica, esses fatores incluem a luz, água, ar, solo que são chamados de fatores abiótico e os própios seres vivos nas relações ecológicas (fatores bióticos ).
O meio ambiente abiótico é constituido de muitas forças que influenciam entre si e influenciam a comunidade dos seres vivos que os cercam . Meio ambiente artificial é aquele que sofreu a intervenção humana, já o meio ambiente natural nunca sofreu de ação humana .