segunda-feira, 14 de junho de 2010

Filosofia - Memória

A memória é a invocação do passado, é uma capacidade que temos de reter e guardar o tempo, que se foi, salvando-o do esquecimento, a lembrança conserva aquilo que se foi e que não retornará mais. Para os filósofos a memória é a garantia de nossa própia identidade. Segundo os filósofos existem 2 tipos de memória :
A memória-hábito: aprendemos ou adquirimos um conhecimento pela repetição continua de algo é a força da repetir para que seja lembrado automaticamente.
A memória-pura: ou memória propriamente dita é a que não nescessita da repetição para conservar algo na lambrança, ela guarda pelo envolvimento emocional com o fato, pela valorização e importancia desse conhecimento.
A memória é importante no nosso dia-a-dia porque estamos sempre aprendendo coisas novas, ela tambem nos ajudar para lembrar nomes de pessoas, lugares, etc e como tudo tem seu lado ruim, ela acaba nos atrapalhando quando temos recordações de deficuldades, q coisas que pessoas fizeram com agente.
Se um jovem diz que não lembra de algo ele pode estar doente,pois o comum é sempre uma pessoa de mais idade esquecer, pois já viveu muita coisa e acaba se esquecendo de nomes, lugares, e muitos se esquecen até do que comeu no dia anterior.

8 comentários: