terça-feira, 10 de agosto de 2010

História - O cangaço e sua importancia na historia do Brasil

Entre os séculos 19 e meados dos século 20 um tipo especifico de banditismo se desenvolveu sertão nordestino : o cangaço. Os cangaceiros são malfeitores, ladrões assassinos bem armados, conhecedores da região, roubavam fazendas, povoados,cidades impondo sua propria lei nas regiões onde atuavam. Pra isso contavam com o isolanemto do sertão com o tradicional descaso e incompetência das autoridades e com a proteção de varios chefes de políticos locais, ou grandes proprietários rurais, conhecidos como coroneis.
Os cangaceiros um deles em especial conhecido como Lampião tornou-se personagem do imaginário nacional, ora conhecido como heroi que roubava dos ricos para dar aos pobres, ora caracterizado como uma pré revolucionaria que questionava e submetia a ordem social de sua época e região.

O cangaço existiu a partir do século 19, mas atingiu o auge entre o início do século 20, marcado pela ação do bando de Antonio Silvino, e a década de 1940, quando foi morto o cangaceiro Corisco, no interior da Bahia. Entre a atuação dos dois, destacou-se aquele que tornou-se a personificação do cangaço, por ser o líder de uma quadrilha que atuou por quase duas décadas em diversos estados do Nordeste: Virgulino Ferreira da Silva, o célebre Lampião.

Contribuíram para sua fama a violência e a ousadia, que o levaram a empreender ataques até a cidades relativamente grandes do sertão, como Mossoró (RN), em 13 de junho de 1927. Nesse caso, em especial, o ataque fracassou, pois a população local se entrincheirou na cidade e repeliu o ataque. O mesmo não aconteceu em Limoeiro do Norte (CE) ou Queimadas (BA), que o bando de Lampião tomou por alguns dias saqueando, matando indiscriminadamente, e impondo a sua vontade pelo tempo que ali permaneceu.


As volantes
O agravamento do problema do cangaço levou as polícias estaduais a criar forças especiais para combatê-lo, as chamadas "volantes", comandadas por policiais de carreira, mas formadas por "soldados" temporários e cujos métodos de atuação - em especial em relação à população pobre - não era muito diferente daqueles dos próprios cangaceiros. Quanto ao governo federal, seu descaso pelo cangaço foi sempre o mesmo manifestado pelo semi-árido de um modo geral.

De qualquer modo, em 1938, o governo de Alagoas se empenhou na captura de Lampião. Uma volante comandada por João Bezerra conseguiu cercá-lo na fazenda de Angicos, um refúgio no Estado de Sergipe. Depois de vinte minutos de tiroteio, cerca de 40 cangaceiros conseguiram escapar, mas onze foram mortos, entre eles o líder do bando e sua mulher, conhecida como Maria Bonita.

Para se ter uma idéia do caráter violento da sociedade em que isso aconteceu, vale mencionar que os onze mortos foram decapitados e suas cabeças, levadas para Salvador (BA), ficaram expostas no museu Nina Rodrigues até 1968 - quando foram finalmente sepultadas.
O fim do cangaço
Lugar-tenente de Lampião, o cangaceiro Corisco jurou vingança e continuou a atuar até maio de 1940, quando também foi morto num cerco policial. Na década de 40, o Brasil passava por grandes transformações econômicas e sociais, promovidas pela industrialização.

A evolução dos meios de transporte e comunicação integravam pouco a pouco o sertão ao resto do país. De resto, a necessidade de mão de obra nas fábricas do Rio de Janeiro e de São Paulo passaram a atrair a população do semi-árido. Assim, as diversas circunstâncias que originaram o cangaço desapareceram junto com ele.

4 comentários:

  1. Obrigada,seu post me ajudou muito com um trabalho escolar.

    ResponderExcluir
  2. qual a verdadeira importancia do cangaço para o brasil????

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Excelente explicação.. parabéns !
    Se atualizarmos para os dias de hoje, vemos que na verdade esse cangaço só mudou de lugar e nome, ampliou seu poder de fogo e usam da mesma violência citada no texto. E continuam a zombar de nosso estado maior.
    ......... Como já diza Léo Jaime.:
    Ô, ô, ô, ô, nada mudou

    ResponderExcluir