segunda-feira, 26 de abril de 2010

Filosofia - Ideologia

A palavra ideologia pode assumir vários significados, criada pelo filósofo Destrutt Tracy (1754 - 1836) queria dizer ciência das ideias. Hoje em dia o termo passou a significar as ideias próprias de grupos sociais e políticos, assim é que se fala em ideologia liberal, ideologia de esquerda, ideologia burguesa etc. A ideologia é, portanto, uma forma de conciência da realidade, mas uma conciência parcial, ilusória e enganadora que se baseia na criação dos conceitos e preconceitos como instrumento de dominação.
Segundo a análise feita pela filosofa brasileira Marilena Chauí, podemos resumir a noção da ideologia nos seguintes traços gerais:
Anterioridade: a ideologia funciona como um conjunto de normas, ideias, valores destinados a fixar e prescrever, de antemão, os modos de pensar, sentir e agir das pessoas.
Generalização: a ideologia tem como finalidade pruduzir um senso de coletividade, senso comum (aceitação geral) em torno de certas teses e valores.
Lacuna: a ideologia desenvolve sobre uma lógica construida na base de lacunas, de omissão, de silêncio e de saltos.

Conceitos-chave

Ideologia é o sistema de ideias que elabora uma "compreensão da realidade" para ocultar ou dissimular um dominio de um grupo social sobre o outro.
Doutrina ideologica é a consepção fechada, rígida, unilateral, lacunar, estabelece "verdades" para sustentar desejos ocultos.
Racionalização alem do significado básico "tornar racional" significa tambem a tendência para procurar argumentos e justificativas para crenças ancoradas em preconceito, emoções, interesses pessoais ou habito arrolgados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário